quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vidro Embaçado mais que especial - CAIM

A algum tempo eu venho falando aqui no blog sobre a tal história que eu estava preparando pra lançar na Rio Comicon. A uma semana atrás a Comicon se aproximava a passos largos e eu pensei que não daria conta de acabar, mas sempre dizia pra mim mesmo que ia conseguir. Mesmo dizendo pra mim mesmo isso, a verdade é que eu não estava desenhando o suficiente pra cumprir o que falava. Até que um dia, minha mãe perguntou sobre a minha história, e meu pai falou "Não vai mais dar tempo". Eu já sabia daquilo, embora tentasse disfarçar, mas ouvir outra pessoa me dizer isso foi como um soco direto no estômago. Cheguei em casa enjoado  e resolvi que não dava mais pra enrolar. Era hora de produzir.

Pois então, que depois de três meses de trabalho medianos e uma semana de trabalho intenso, apresento a vocês a minha história.

Capa pro blog

CAIM é o meu trabalho do qual mais tenho orgulho. Embora alguns possam dizer que já viram desenhos e roteiros melhores, essa revista é a melhor amostra do que eu penso dos quadrinhos. Eu me esforcei tento nela, dei tanto amor e desperdicei tantas horas de sono, que a palavra que define essa revista pra mim é PAIXÃO. E o que é fazer quadrinhos senão uma demonstração da mais pura paixão?

Foi difícil e várias vezes pensei em sentar e chorar, porque demorei pra acreditar que poderia dar certo. Na verdade não tenho certeza até agora. A situação é que a gráfica vai me entregar o trabalho amanhã. Então se tudo ocorrer como esperado levarei a CAIM pra Rio Comicon no sábado e no domingo.

Foi preciso muito café e algumas olhadas nas capas ou páginas dos trabalhos novos dos caras que eu admiro que estarão por lá. TAXI, ATELIER, DRINK e PIECES 3 eram minha maior inspiração, e estou morrendo de vontade pra ler todas e poder ver essa paixão manifestada em outras pessoas, unidas por um mesmo evento.

Foi difícil, como já disse, mas ver todas as páginas juntas já fez tudo valer a pena.

Páginas completas

CAIM
por Jopa Moraes
36 páginas em preto e branco
Prefácio de Pedro Cobiaco
Pinups de Pedro C., Nunes, Jaum, João Montanaro, Jo Fevereiro e Rafael Nunes.

Pra terminar essa postagem mostro pra vocês 3 páginas de preview da CAIM.

10
11
12

3 comentários:

  1. Muito mais do que especial, Jopa... APAIXONANTE!
    Tanto o trabalho, quanto o depoimento. Você está
    certíssimo, sem paixão não se faz quadrinhos.
    Como se diz no teu meio familiar, MERDE!

    ResponderExcluir
  2. Jopa!
    Quero encomendar um exemplar! Guarda um prá mim!
    Criar é muito bom, sentir esta paixão é muito bom. Sofrimentos e inseguranças podem até fazer parte do processo. Mas são esquecidos facilmente quando tudo está pronto! Estou orgulhosa de você! Bjs. Aletéia.

    ResponderExcluir
  3. Pô, Jopa! Cumé que eu consigo uma dessa?

    ResponderExcluir